TEMPOS MELHORES ESTÃO POR VIR!

ITANHAÉM: Chuva provoca transtornos na cidade.

ENCHENTES: Água invade bairros de Itanhaém

“o governo municipal tem o dever de elaborar um Plano Diretor de Drenagem Urbana com ações de curto, médio e longo prazo para evitar enchentes”. Marcelo Strama

 

Dezenas de vídeos sobre as enchentes de Itanhaém estão sendo enviados ao Blog do Marcelo Strama (assessoria@marcelostrama.com.br). Todos os vídeos, links e dvd(s) entregues diretamente ao presidente do PSB de Itanhaém refletem o drama vivido pelas famílias atingidas por esta triste realidade.

Selecionamos um vídeo postado no youtube que demonstra a situação de um dos diversos bairros atingidos pelo problema: o Belas Artes.

A principal queixa dos moradores é que as enchentes vêm se repetindo nos últimos anos e nenhum projeto para se evitar esta situação foi apresentado à população.

De acordo com Marcelo Strama “o governo municipal tem o dever de elaborar um Plano Diretor de Drenagem Urbana com ações de curto, médio e longo prazo para evitar enchentes”.

Estudos apontam que o histórico pluviométrico é um fator importante para definição das medidas a serem adotadas pelo gestor público.

Uma medida preventiva já adotada em outros municípios e que pode ser adotada pela Prefeitura é a exigência de implantação de caixas de contenção de águas pluviais para empreendimentos residenciais ou comerciais de pequeno ou grande porte e que se aplica também nos casos de reforma e ampliação.

Com esta medida, por exemplo, no pico da chuva a água fica no imóvel e não sobrecarrega a estrutura da cidade para o escoamento das águas das chuvas.

Outro fator importante é que a prefeitura não pode desconsiderar em suas obras a construção de um sistema de drenagem.

O sistema de drenagem urbana deve ter em vista soluções com planejamento, projetos, métodos construtivos e operação, além da manutenção.

“Muito do que temos visto na cidade é fruto da falta de políticas públicas com relação ao uso e ocupação do solo ao longo dos tempos. Uma lei de zoneamento adequada pode ser utilizada para promover usos produtivos e menos sujeitos a danos”, completou Marcelo Strama.

Assista a reportagem de 1° de março de 2011 na TV Tribuna: CLIQUE AQUI

Anúncios

10 Respostas para “ITANHAÉM: Chuva provoca transtornos na cidade.

  1. eu 02/03/2011 às 11:29 am

    PROCESSO: TC-003589-026-11
    ÓRGÃO CONCESSOR: PREFEITURA MUNICIPAL DE ITANHAÉM
    PREFEITO: JOÃO CARLOS FORSSELL NETO
    ORGÃO BENEFICIÁRIO: LIGA ITANHAENSE DE FUTEBOL AMADOR
    RESPONSÁVEL: MARCO AURÉLIO GOMES DOS SANTOS
    ASSUNTO: REPASSES PÚBLICOS AO TERCEIRO SETOR
    VALOR: R$52.000,00
    EXERCÍCIO: 2009
    INSTRUÇÃO: GDF-8
    Notifique-se o Senhor Marco Aurélio Gomes dos Santos, responsável pela Liga Itanhaense de Futebol Amador, nos termos do artigo 30, inciso II, da Lei n. º 709/93, para que, no prazo de 30(trinta) dias, esclareça as
    impugnações efetuadas pelos Órgãos de Instrução deste Tribunal, a fls.36/37 ou promova a restituição da importância recebida, devidamente atualizada. Assino à Prefeitura Municipal de Itanhaém, o mesmo prazo, para que informe este Tribunal sobre as providências adotadas, objetivando a regularização da matéria, sob pena de aplicação de multa, nos termos do artigo 104, do mesmo diploma legal.
    Ficam, desde já, autorizadas vista e extração de cópias dos autos aos interessados, em Cartório, observadas as cautelas de estilo.
    Publique-se.
    O Ofício deverá ser acompanhado deste despacho e de cópia de fls.36/37.
    Transcorrido o prazo, voltem os autos a Assessoria Técnica e SDG.
    G.C. em 25 de fevereiro de 2011.
    EDUARDO BITTENCOURT CARVALHO
    Conselheiro

  2. eu 02/03/2011 às 11:37 am

    Vamos aos cálculos: 52.000,00 para a liga de futebol amador, 650.000,00 para comprar pneus, 2.000.000,00 para reformar o Fórum, 150.000,00 para construir muro na Escola Ana Cândida, 150.000,00 para reformar a escola Fazenda Agapeu, 150.000,00 para reformar a Escola Cristina Macedo, 900.000,00 para pavimentar o jardim Luzimar.
    São 4 milhões somente neste mês. Acho que dinheiro tem, talvez falte interesse em melhorar a vida da população.
    Reformar escolas sempre é válido, mas também é necessário conservá-las.
    Mas gastar dois milhões no Fórum enquanto que a cidade enfrenta problemas como o mostrado no vídeo? Isso é absurdo.
    Quem sabe na próxima eleição mude alguma coisa. Mas é sempre mais do mesmo. Quem entra, entra com o mesmo pensamento, não importa se é A, B, C ou M.

    • JC Matozinho 15/08/2011 às 8:33 pm

      2.000.000,00 para reformar o Fórum? Não sei em que local está essa “mega reforma”. Talvez eu necessite usar lentes ou quem sabe tal reforma só exista na cabeça de alguns loucos de Itanhaém.
      JC

  3. Fabio Prado 02/03/2011 às 1:17 pm

    concordo que tem que dar um jeito nisso !!!!

  4. antonio carlos / magrão 02/03/2011 às 1:42 pm

    Boa tarde marcelo,saiba q vc podera sempre contar comigo…Posso ser só uma formiguinha mas com certesa o pouco q possamos faser juntos com certesa isso se transfonara num montante q alguma coisa poderemos estar mudando.ABRAÇO E CONTE SEMPRE COMIGO

  5. Oswaldo Lima Coppola 02/03/2011 às 8:40 pm

    Frequento Itanhaém há cerca de 40 anos e tenho casa na Cibratel I há 30 anos. O índice pluviométrico sempre foi alto! em compensação nada foi feito para evitar inundanções, como por exemplo canalizar córregos (vide ao lado do Krill). Ao contrário só fizeram bobagens: asfalto em substituição ao macadame que tinha parte permeável. O esgôto no Cibratel I, foi instalada a parte de tubulação, mas na Av. Raul Cury, nada foi feito so o em volta, de todos os lados! É uma pena que que IPTU altíssimo se faça só se faça obras pró eleições! “Para Inglês ver” ou os trouxas paulistanos que sustentam as maluquices municipais!

    Oswaldo

  6. eu 03/03/2011 às 1:25 pm

    Será que a escultura de areia vai aguentar muito tempo com tudo alagado em Itanhaém?

    AVISO DE RATIFICAÇÃO
    INEXIGIBILIDADE Nº 03/2011 – PROCESSO N° 1812/2011
    OBJETO: Contratação do Artísta Plástico – RONALDO LOPES DE LIMA para confecção de Escultura de Areia para Projeto Cultural – Escultura com Areia da Praia atendendo a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.
    Informamos que o procedimento foi ratificado no dia 01.03.2011.
    Luiz Fernando Nascimento Barbosa
    Diretor Depto. Suprimentos

  7. eu 03/03/2011 às 1:28 pm

    Drenagem de águas pluviais no centro?? É lá que está enchendo de água?

    PREFEITURA MUNICIPAL DE ITANHAÉM
    AVISO DE LICITAÇÃO – EDITAL TOMADA DE PREÇOS Nº
    03/2011-PROCESSO Nº 1942/2011
    OBJETO: EXECUÇÃO DE SERVIÇOS DE PAVIMENTAÇÃO EM LAJOTA SEXTAVADA DE CONCRETO, GUIAS E SARJETAS EXTRUSADAS, SARJETÃO E DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS EM RUAS DO CENTRO.
    A Prefeitura Municipal de Itanhaém, torna público, para conhecimento dos interessados, que encontra-se aberta licitação na modalidade Tomada de Preços nº 03/2011, do tipo de “Menor Preço Global”, para empresas cadastradas, sendo que a pasta licitatória poderá ser adquirida ao preço de R$ 20,00, junto ao Depto. de Suprimentos, situado à Av. Washington Luiz, 75, Centro, Itanhaém-SP. Os envelopes nº 01-Habilitação e n° 02-Proposta, deverão ser entregues até o dia 25-03-2011, até as 09:30 (nove horas e trinta minutos), sendo que a abertura se
    dará em seguida às 10:00 (dez) horas, em sessão pública, na sala de reuniões do Paço Municipal.
    Itanhaém-SP., 02 de Março de 2011.
    Luiz Fernando Nascimento Barbosa-Diretor Depto. Suprimentos
    (A debitar)

    • Ivan Nunes 08/03/2011 às 1:12 pm

      Escuta!!! O processo de licitação é só para execução dos serviços de pavimentação? Então isso quer dizer que o material como: lajota sextavada de concreto, guias e sargetas extrusadas e sargetão já foram compradas??, pois penso eu na minha ignorância que esses materiais também sofreriam um processo de licitação, ou estou errado. Há! e tem a drenagem do centro. E os bairros localizados no lado pista morro? tem-se algum projeto ou pensa-se em abrir licitação de para uma empresa de terra planagem nivelar as avenidas de acesso princepal? bem como extruturar as mesmas com tubos nas valas? limpeza dos matos? Há, pontos escuros são muitos, por falta de atenção do setor responsável. As chuvas pioraram ainda mais. Itanhaém: pedra que emite ruido!

  8. JC Matozinho 15/08/2011 às 8:47 pm

    Estamos ainda com grande euforia aguardando a saga e historica limpeza do “Rio do Poço”.
    JC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: