TEMPOS MELHORES ESTÃO POR VIR!

Poder Executivo deve encarar Segurança Pública como prioridade

Artigo: Segurança Pública

Jornal A Tribuna, 02/11/2011

 

A Secretaria Estadual de Seguraça Pública (SSP) publicou o mapa da violência do Estado, de onde se extraí que em Itanhaém houve um aumento de 36% em furtos e roubos à veículos. De 101 para 159, entre 2010 e este ano.

Com relação ao número de assassinatos, de 2010 para 2011, houve queda em Mongaguá (-55,6%), Peruíbe (-53,8%), Santos (-28%) e Cubatão (-21%) e, infelizmente, a maior alta dentre todas as cidades da Baixada Santista foi em Itanhaém: + 137,5%. Com a forte alta de Itanhaém a região não seguiu a redução média paulista de 5% no total de homicídios.

Governantes não podem fingir que esta triste realidade não faz parte da vida de nossa cidade. A segurança pública, embora se converta em dever constitucional do Estado, é direito e responsabilidade de todos.

Em uma cidade como Itanhaém, turística e de enorme potencial de crescimento econômico, a Administração Pública local, mais do que qualquer outra esfera de Poder, deve implementar ações concretas a fim de garantir a proteção das pessoas e de seu patrimônio.

É necessário organizar a cidade com políticas públicas que promovam uma intervenção coordenada, envolvendo as diversas instituições de justiça e defesa social, de forma preventiva.

Trata-se de se estabelecer um projeto estruturador, que vai além de uma visão somente repressiva para se inserir novos paradigmas sobre o papel das políticas públicas na redução da criminalidade e no enfrentamento dos fenômenos sociais da violência.

O município deve se organizar a partir de quatro vertentes básicas:

• Estruturação e fortalecimento da unidade gestora da política municipal de segurança urbana e prevenção à violência e criminalidade;

• Aperfeiçoamento e valorização da guarda municipal e maior apoio às policias civil e militar.

• Normatização e fiscalização de posturas municipais;

• Desenvolvimento de políticas sociais (com um plano municipal anti-drogas) e políticas urbanas preventivas integradas

Afinal governar é estabelecer metas para segurança pública, saúde, transporte, educação, qualificação profissional, geração de emprego e renda, esporte e lazer, cultura, desenvolvimento econômico, promoção social, infra-estrutura dos bairros, meio-ambiente, turismo, modernização da adminstração pública… Sempre com o foco na melhoria da qualidade de vida do nosso povo. #TemposMelhores!

Marcelo Strama

PRESIDENTE DO PSB DE ITANHAÉM
Anúncios

8 Respostas para “Poder Executivo deve encarar Segurança Pública como prioridade

  1. kátia Prado da Silva 02/11/2011 às 12:23 pm

    nosso futuro Prefeito de Itanhaém! 2012 é Strama.

  2. DManolo Santos 02/11/2011 às 12:58 pm

    Não precisaria comentar mas,aseguro que ja a tempo luto pelo
    CONSEG;não é novidade o que acontece em Itanhaem,em
    questão de INSEGURANÇA,
    lembre se,cuando eu conheci o Sr;qual eram mias reclamações,
    att;Manolo

  3. Kenia Mancini 02/11/2011 às 1:01 pm

    Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência.

  4. Cristina Freitas Bastos 02/11/2011 às 3:22 pm

    Nossa Itanhaém ,está mesmo carente de,segurança no nosso bairro nunca passa uma viatura ,quando precisei tive
    que ir até a base do GAIVOTA ,porém nem sempre ela está aberta ,quando indaguei recebi como resposta que elesão remanejados para outros bairros e base tem que ficar fechada principalmente nos domingos e feriados.

  5. DENIS 40 02/11/2011 às 4:41 pm

    Sendo a ordem pública um estado de serenidade, apaziguamento e tranquilidade pública, em consonância com as leis, os preceitos e os costumes que regulam a convivência em sociedade, a preservação deste direito do cidadão só será amplo se o conceito de segurança pública for aplicado. #TEMPOS MELHORES

  6. Otavio Demasi 02/11/2011 às 7:22 pm

    A segurança e de suma importancia, tanto para a comunidade, como para os turistas e veranistas, alem de ser importante para a imagem do nucleo receptor, investimentos, entre outros.Ações em conjunto entre o municipio e o governo federal atraves do Programa Nacional de Segurança Publica, afeito ao Ministerio da Justica, a elaboração do Plano Diretor de Segurança Publica e Defesa Social, açoes conjuntas entre a Policia Militar , Civil e Guarda Civil Metropolitana, convenio de Atividade Delegada permitido por lei, onde a Prefeitura remunera os PM com limite de dias e horas, convenio de Transito, onde a PM tem poder de multa e ação com relação a infrações.
    O artigo do Presidente do PSB de Itanhaem Marcelo Strama, toca num problema serio para a estancia e tudo o mais que puder ser feito nessa area e vital.
    Otavio Demasi- PSD Itanhaem
    odtur@ig.com.br
    jornalista-consultor de turismo
    http://www.odtur.blogspot.com

    A solução para a complexa e desafiadora questão da segurança exige o efetivo envolvimento de diferentes órgãos governamentais em todos os níveis, entidades privadas e sociedade civil. Busca-se, com o estabelecimento de medidas integradas, aperfeiçoar a atuação dos órgãos e instituições voltadas à segurança pública em nosso País, permitindo-lhes trabalhar segundo um enfoque de mútua colaboração. Somente com essa participação conjunta, este programa terá efetividade e criará condições para o desenvolvimento de ações mais eficazes.

    Este Plano está fundado nos seguintes princípios:

    Interdisciplinaridade,

    Pluralismo organizacional e gerencial,

    Legalidade,

    Descentralização,

    Imparcialidade,

    Transparência das ações,

    Participação comunitária,

    Profissionalismo,

    Atendimento das peculiaridades regionais e no estrito respeito aos direitos humanos.

    O atendimento a esses princípios é uma condição para o seu sucesso.

    Fonte: Secretaria Nacional de Segurança Pública.

    Conteúdo relacionado
    Plano Nacional de Segurança Pública

  7. adriana silva scattolin 02/11/2011 às 9:03 pm

    MARCELO ,VC ESTÁ COBERTO DE RAZÃO,NOSSA CIDADE ESTÁ SOFRENDO UMA ONDA CRIMINOSA NESTES ÙLTIMOS ANOS ,COMO NUNCA HOUVE,TEM QUE SER TOMADO PROVIDENCIAS,TENHO CERTEZA QUE VC COMO PREFEITO ,COM SUA AUSTERIDADE, TERÁ EXITO ,PARA QUE NOSSA POPULAÇÃO ESTEJA MAIS TRANQUILA E EM PAZ.NÃO QUEREMOS RODEIO E NEM SHOWS QUE INCENTIVEM NOSSOS JOVENS A VIOLENCIA E MAU COMPORTAMENTO.PRECISAMOS DE TURISTAS QUE TRAGAM DIVISAS E NÃO TERRORISTAS QUE SUJAM E DESTROEM A NOSSA CIDADE,ESSA BANDALHEIRA TROUXE PESSOAS DESOCUPADAS E DO MAL……. PRECISAMOS DE TRABALHO O ANO INTEIRO E NÃO SÓ DEPENDER DO TURISMO.ACREDITO NA SUA COMPETENCIA , HONESTIDADE E CAPACIDADE……..VAMOS EM FRENTE, O POVO QUER URGENTE TEMPOS MELHORES PRA ITANHAÈM.

  8. BELKISS PEREGRINO ROCHA 02/11/2011 às 9:41 pm

    MARCELO, MEU AMIGO, INFELIZMENTE ESTAMOS SENDO O ALVO DE ASSALTOS E ASSASSINATOS AQUI NA BAIXADA!!! ENTRETANTO, NADA É IMPOSSÍVEL QUANDO TEMOS FÉ E ACREDITAMOS NOS NOSSOS POLÍTICOS, E O QUE NÃO FALTA A VC É HONESTIDADE E COMPETÊNCIA, PORTANTO SE NOSSO POSSO SOUBER VOTAR DESTA VEZ, ACREDITO QUE ESTE ÍNDICE DE ABSURDOS IRÁ BAIXAR E MUITO!!! VAMOS BRIGAR POR TEMPOS MELHORES PARA ITANHAÉM, E DESTA VEZ VAMOS REDOBRAR NOSSA FISCALIZAÇÃO NAS URNAS!!! AMÉM!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: